Cerrado
- É uma savana tropical que ocupa cerca de 38% do território de Mato Grosso
- Caracteriza-se por vegetação diversificada: gramíneas, arbustos e árvores de raízes profundas adaptadas à longa estação seca.
- É o bioma mais extenso no estado e abriga alta biodiversidade, com centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
Pantanal
- Representa cerca de 7% do território estadual e é a maior planície inundável do planeta.
- Caracteriza-se por sua enorme diversidade ecológica: centenas de espécies de aves, répteis, mamíferos como a onça-pintada, capivara, anta e ariranha.
- Alterna entre períodos de cheias prolongadas e seca sazonal, moldando ecossistemas únicos.
Amazônia
- Ocupa a região norte de Mato Grosso, com clima equatorial e floresta densa e úmida.
- Preserva formações florestais intensas com árvores altas e biodiversidade rica.
- De acordo com o Código Florestal, as terras em bioma Amazônia devem manter 80% de vegetação nativa em propriedades rurais

O Cerrado, o Pantanal e a Amazônia são biomas distintos em Mato Grosso, cada um com características ambientais próprias. A proposta de redefini-los via lei estadual usaria apenas a altura das árvores para reclassificação, o que gerou forte oposição técnica e a rejeição pelo governador Mauro Mendes.
Arte: SOS Pantanal