📍MS: Sistema de monitoramento de queimadas do Imasul recebe destaque internacional por inovação

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) teve um trabalho técnico aceito para apresentação no Latin American GRSS and ISPRS Remote Sensing Conference, o que reforça a relevância internacional de sua equipe de geoprocessamento. A pesquisa, intitulada “Challenges in the Environmental Enforcement of Small-Scale Illegal Burning”, descreve um sistema inovador para detectar, diariamente, focos de queimadas de pequena escala em todo o estado.

A metodologia desenvolvida combina dados do satélite GOES-R, processados com Python e QGIS, e imagens de alta resolução do PlanetScope, o que permite identificar e mapear queimadas ilegais com precisão elevada. No período entre março e agosto de 2025, o sistema detectou 938 focos de calor, resultando em 568 alertas, alcançando até 98% de precisão na confirmação de incêndios ilegais.

Em um momento particularmente sensível, com o estado enfrentando incêndios florestais e decreto de calamidade pública, a ferramenta criada pela equipe da Unidade de Geoprocessamento (Unigeo) do Imasul se mostra estratégica para apoiar a gestão ambiental. Ela oferece subsídios técnicos concretos para a tomada de decisão, fortalecendo as ações de fiscalização, prevenção e resposta a incêndios.

Portal Pantanal Oficial

Fonte: Comunicação Imasul