Barão de Melgaço/MT – A Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu na última sexta-feira (6) mais de 124 quilos de pescado ilegal durante uma operação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). A apreensão ocorreu em uma chácara na zona rural do município, onde os peixes estavam escondidos em duas geladeiras antigas, camufladas entre arbustos de uma plantação de mandioca.
As diligências começaram após uma denúncia anônima informar que um homem estaria armazenando espécies proibidas na casa do pai e que estaria prestes a transportar o material. Com as informações repassadas, a Dema foi até a propriedade. Inicialmente, encontraram apenas alguns peixes da espécie pacupeva, que o dono da chácara alegou serem para consumo próprio.
No entanto, após novas informações indicarem que o restante do pescado poderia estar escondido no terreno, os policiais realizaram uma varredura completa no local. Em uma área de mata, encontraram duas geladeiras deitadas e disfarçadas sob arbustos, recheadas com peixes congelados e pacotes de gelo.
Entre os 56 exemplares apreendidos estavam quatro cacharas, 19 pintados, 31 pacupevas e dois piavussu. Também foram apreendidos um freezer e uma balança de precisão. O responsável pelo pescado não se encontrava na chácara, mas responderá a inquérito por crime ambiental. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos no armazenamento e comércio ilegal de pescado.
Por fim, a prática configura crime contra o meio ambiente. Penas previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), poddem resultar em detenção e multa.
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT
PORTAL PANTANAL OFICIAL