Em 1975, os compositores Geraldo Roca e Paulo Simões embarcaram em uma viagem de trem de Campo Grande a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, trecho da antiga ferrovia Noroeste do Brasil (NOB), que atravessa o Pantanal sul-mato-grossense. A história começou em uma viagem para Machu Picchu, mas a canção foi criada em solo brasileiro, inspirada pela paisagem, pelas experiências e pelas histórias dos próprios compositores e de seus amigos.
Durante o trajeto, eles compuseram a música “Trem do Pantanal” em apenas 30 minutos. Inicialmente chamada “Todos os Trilhos da Terra”, a canção rapidamente se tornou um símbolo da resistência e da cultura sul-mato-grossense.
A primeira gravação foi feita por Diana Pequeno em 1982, mas foi na voz de Almir Sater que a canção alcançou notoriedade nacional, tornando-se um hino não oficial do estado. Em 2001, foi eleita a música mais representativa de Mato Grosso do Sul, superando até o hino oficial em popularidade.
Hoje, celebramos 50 anos dessa obra-prima, homenageando a memória de Geraldo Roca, que faleceu em 2015, e a contribuição de Paulo Simões para a música brasileira.
Foto Destacada: Fabio Padilha/ reprodução.



