Parceria Detran e PMA qualifica agentes de fiscalização a cuidar de animais nativos do Pantanal
Agentes de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) que atuam na Unidade Operacional de Aquidauana (UOPAQU), realizaram em parceria com a PMA (Polícia Militar Ambiental) o treinamento para auxiliar no controle, captura e soltura de espécies nativas do Pantanal que estejam em rodovias e até mesmo em vias urbanas e residências nos municípios atendidos pela unidade na última terça-feira (27).
O treinamento foi ministrado pelo Tenente Fabrini, Sargento Genilson, Sargento Lister e Cabo Albuquerque. Foi orientado aos agentes de trânsito sobre os procedimentos adotados em caso de captura de animais e também receberam o treinamento para o manuseio de instrumentos que auxiliam na captura como cambão, puçá e pinça.
Foram feitas simulações de captura com animais empalhados (cobras, jacarés, quatis, gambás e tamanduás) e a forma correta de transporte, em caso de lesões que exigem cuidados específicos, até a base da PMA para os devidos tratamentos.
O Coordenador da Unidade Operacional do Detran-MS, agente Guedes, destacou a importância desse treinamento, principalmente na região que a unidade atende.
“Uma parceria muito importante das forças de segurança para melhor atender o cidadão. Como estamos em uma região pantaneira, o aparecimento de animais silvestres é muito frequente, tanto nas rodovias quanto na cidade mesmo e isso pode causar acidentes, tanto de trânsito quanto os que o cidadão comum as vezes tenta capturar o animal sem ter a técnica e equipamentos corretos para isso. Uma importante união entre o Detran-MS e a PMA aprimorando cada dia mais os serviços prestados visando sempre, a segurança da população”.