
Em busca de apoio e assistência, ribeirinhos da região do Taquari, no Pantanal sul-mato-grossense, foram a cavalo, de trator e até a pé receber cestas básicas, água mineral e atendimento médico. Eles foram atendidos pela Operação Humanitária desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil. Foram fixadas bases de atendimento dentro das comunidades para facilitar o acesso e assim permitir que mais famílias fossem atendidas.
A ação humanitária chegou às comunidades Corixão, Cedrinho, João Banana, Escola Nazaré, Porto Rolon e Fazenda Santa Aurélia. “Sou nascido e criado na comunidade (Cedrinho), o que mais a gente sofre é com a distância e por ficar isolado. Esta ação social é uma bênção para a população daqui”, disse Rosalino da Costa Leite.
Ele mora com a esposa dentro do Pantanal e diz que apesar das dificuldades não deixa a região por nada. “Já trabalhei bastante com a pesca e com 61 anos se Deus quiser nunca vou sair daqui, quero ficar a vida inteira”.
Greice Estra Soares recebeu a ajuda do Estado como um presente, já que no dia da ação comemorou seu aniversário. “Um apoio importante para nós, pois esta região é muito longe e fica difícil o acesso a saúde, demora muito até chegar na cidade. É muito gratificante receber ajuda com a cesta, água e ainda conseguir se consultar com o médico. Um presente neste dia”.
Moradora do Corixão, Aracilda de Souza conta que nos seus 65 anos de vida o Pantanal foi seu lar. “Aqui é um local maravilhoso para se viver, agora estamos vivendo esta seca grande. Gratificante receber toda esta ajuda, para ir a Corumbá é muito complicado, espero que voltem cada vez mais. Aqui nasci e quero morrer”.
Tem gente que fez o caminho inverso. Naiara Rodrigues, de 25 anos, veio da cidade e agora mora no Pantanal. “Quando casei aos 15 anos, vim com meu marido para o Corixão. Lugar bom e calmo, mas precisamos de assistência, por exemplo, em casos de doença ou emergência estamos muito longe da cidade. Tudo que estão fazendo hoje vai ajudar bastante, tem muita criança e idosos aqui”, completou.
Atendimento humanizado
Um dos diferenciais desta ação, foram os atendimentos de saúde, com cinco profissionais disponíveis, entre médicos, enfermeira e auxiliares de enfermagem. Além da consulta, receberam os remédios necessários. Todos que compareceram foram atendidos.
“Isto foi algo importante da nossa operação. Nossa equipe de saúde realizou o atendimento humanizado, atencioso e completo. Foi dado o encaminhamento para quem precisa continuar o tratamento em Corumbá”, afirmou o capitão da Defesa Civil, Maxwelbe de Moura Fé, que esteve à frente da operação.
Conjunto de ações
Neste conjunto de ações, os ribeirinhos também tiveram acesso ao cadastro no programa “Mais Social”, que poderá conceder o cartão no valor de R$ 450,00 por mês para compra de alimentos e produtos de higiene. Aqueles que preencherem os requisitos necessários previstos pela Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), vão conquistar o benefício.
Houve ainda os atendimentos psicológicos aos moradores, de uma maneira reservada. Crianças, adolescentes e adultos conversaram com os profissionais, contando seus problemas, histórias e angústias. Esta ação ocorreu em um “consultório a céu aberto”, com cadeiras posicionadas em baixo das árvores, garantindo toda a privacidade necessária.
Os animais de estimação não ficaram de fora, também tiveram atendimento veterinário. Uma profissional participou da ação, examinando cachorros, gatos e cavalos. Além da aplicação de vacinas e ação emergencial, foram entregues remédios e medicamentos.



