
Em uma operação de resgate ambiental, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul salvou um ninho de ema localizado em uma área de mata devastada por incêndios em Naviraí. O vídeo do resgate, capturado no dia 16 de agosto, foi divulgado apenas recentemente e revela a devastação ao redor do ninho, que estava cercado por cinzas e terra queimada, mas com a área do ninho cuidadosamente preservada.
O ninho, encontrado em meio à vegetação queimada, continha cerca de 20 ovos. Para proteger a desova, a equipe de bombeiros passou a noite no local, garantindo que o ninho não fosse consumido pelas chamas. Após a conclusão das operações de combate ao fogo, os militares se afastaram, permitindo que a mãe ema retornasse para cuidar de seus ovos.
Atualmente, a Operação Pantanal 2024 continua em andamento após 150 dias de intenso trabalho. Os bombeiros estão atuando em várias frentes, com focos de incêndio ainda ativos nos arredores dos municípios de Coxim, no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Naviraí, na região do Betione em Miranda e próximo a Aquidauana.
O boletim diário da operação indica que as condições climáticas para os próximos dias serão de estiagem e baixa umidade relativa do ar no Pantanal. Em resposta, as equipes mantêm a vigilância constante nos pontos afetados e nas regiões com bases avançadas, especificamente em Nhecolândia e Paiaguás, para garantir a contenção dos incêndios e proteger a fauna local.
Fonte: Campo Grande News



