Onças-pintadas foram batizadas de Gisele, Bia e Rafa
Em uma iniciativa que une proteção ambiental e visibilidade midiática, três majestosas onças-pintadas do Pantanal foram batizadas com nomes de celebridades brasileiras. As felinas receberam os nomes de Bia Souza, judoca que brilha no cenário esportivo, Rafa Kalimann, influencer e ex-BBB, e Gisele Bündchen, modelo reconhecida mundialmente. O objetivo dessa homenagem é chamar a atenção para a conservação do bioma pantaneiro e a importância da preservação da espécie, que é um símbolo de força e beleza.
A ação faz parte de um projeto de monitoramento e pesquisa que ocorre há mais de 15 anos no Parque Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, em Mato Grosso. As onças são identificadas por um método não invasivo que analisa o padrão único das manchas de seu pelo, funcionando como uma impressão digital. Esse processo permite que pesquisadores e a população em geral possam monitorar e nomear os animais, o que tem gerado grande engajamento no Pantanal.
Segundo Helena Aimée, vice-presidente do Jaguar ID Project, projeto responsável pela iniciativa, a escolha de nomes de figuras públicas tem como foco o aumento da conscientização sobre a causa ambiental. “Trabalhamos muito com a conscientização cidadã, e a participação de fotógrafos e turistas tem sido fundamental. Quando alguém encontra uma onça nova, essa pessoa pode sugerir um nome, e, embora muitas vezes escolham nomes indígenas, também há aqueles que optam por homenagear uma personalidade para dar mais visibilidade à proteção do Pantanal”, explica Helena.
O sucesso da ação pode ser comprovado pelo aumento do turismo na região e pelo crescente interesse da população em se envolver no projeto. As onças Bia, Rafa e Gisele foram nomeadas por profissionais do ramo, como o fotógrafo Henrique Olsen, embaixador do Jaguar ID Project, e o fotógrafo australiano Benjamin James. Este último comentou que escolheu o nome Gisele para uma das onças como forma de chamar atenção para a importância do bioma pantaneiro.
Na ocasião, Gisele Bündchen expressou sua alegria com a homenagem e ressaltou a relevância do animal para a biodiversidade do Pantanal, reforçando o papel essencial das onças na preservação do ecossistema local.
A iniciativa de monitoramento também conta com o apoio de guias locais, como o especialista Ailton Lara, que mantém um catálogo detalhado com as imagens das onças e suas características. “Cada onça tem um padrão único de manchas, como se fosse uma impressão digital. Quando aparece uma nova, comparamos as fotos para identificá-la”, explica Lara.
Embora todas as onças sejam mulheres em nome, a “Rafa” é, na verdade, um macho. Em 2022, ele foi registrado acasalando com outra onça, chamada Courtney. As demais onças possuem características que remetem às personalidades que homenageiam. Bia, por exemplo, é conhecida por sua força e resiliência, refletindo as qualidades da judoca que lhe dá nome. Já Gisele exibe uma postura graciosa e determinada, característica também da modelo. Por fim, Rafa Kalimann, com seu olhar marcante e espírito independente, compartilha com sua homônima a coragem de explorar novos territórios.