Estudantes de diferentes estados do Brasil participaram de atividades práticas voltadas à preservação da biodiversidade no bioma do Pantanal
![imersão no Pantanal](https://pantanaloficial.com.br/wp-content/uploads/2024/12/imersao-pantanal.png)
O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) concluiu na última semana a etapa prática do curso de pós-graduação em Estratégias para Conservação da Natureza. A atividade, que durou três dias e ocorreu no bioma Pantanal, marcou o encerramento do curso, que é ofertado a distância. Os 37 alunos, entre eles 17 policiais militares ambientais e moradores da região de Corumbá e Ladário, agora se preparam para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para finalizar a especialização.
Durante a imersão, realizada entre 21 e 28 de novembro, os participantes navegaram pelo rio Paraguai, explorando áreas como o Paraguai Mirim e as reservas particulares do patrimônio cultural Engenheiro Eliezer Batista e Acurizal, localizadas na Serra do Amolar, em Corumbá. A atividade teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores, com foco na gestão integrada da biodiversidade e nas estratégias de conservação da natureza.
A coordenadora do curso, Michele Lima, docente do IFMS, destacou a importância da imersão para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, permitindo a troca de experiências entre alunos e pesquisadores da área. Diversos especialistas participaram das aulas, abordando temas como economia verde, política ambiental, intervenção policial e conservação de ecossistemas.
A parceria entre o IFMS e o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) foi fundamental para o sucesso da especialização, que também contou com o apoio de diversas instituições, como AEGEA, Wetlands International Brasil, e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A pós-graduação, com carga horária de 460 horas, é voltada para profissionais interessados na conservação da biodiversidade e na gestão sustentável do Pantanal.