O pai de Eula, a mulher que matou uma onça-parda a tiros no interior do Piauí, disse ao Fantástico que o animal atacava os bichos da propriedade dele e que estão arrependidos. No entanto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) classificou o ato como crime ambiental e multou pai e filha. O crime aconteceu no dia 16 de dezembro, enquanto Eula estava de férias na casa de seus pais em Alto Longa, no Piaui.
Fiscalização e contexto ambiental
Fiscais do Ibama visitaram o sítio onde o ocorrido foi registrado, acompanhados pela equipe do programa Fantástico. O caso reacendeu o debate sobre a proteção da onça-parda, o segundo maior felino do Brasil, que enfrenta risco de extinção. Além disso, a legislação brasileira proíbe a caça de animais silvestres, reforçando a gravidade do episódio.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI.
Para denunciar casos semelhantes, o Ibama disponibiliza canais de atendimento, como a Linha Verde (0800 61 8080) e um formulário online no site oficial do órgão. Denúncias podem ajudar a proteger espécies ameaçadas e a garantir o cumprimento das leis ambientais. O Instituto encaminha as denúncias para a delegacia mais próxima do local da agressão.
Siga o Pantanal nas redes socias: instagram / Tiktok / Facebook