Ação da Ambiental resulta em apreensões, multas e prisão de dois homens que usavam motosserras sem licença em vegetação protegida
Durante uma recente operação de fiscalização no assentamento Itamarati II, em Ponta Porã, a Polícia Militar Ambiental de Dourados flagrou dois homens realizando o corte seletivo de árvores em uma área classificada como Reserva Legal. A ação começou após o recebimento de uma denúncia encaminhada pelo Ministério Público, que indicava possível desmatamento ilegal na região.
Ao chegar ao local, a equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) confirmou que os envolvidos operavam motosserras sem a Licença de Porte e Uso (LPU), documento obrigatório para o uso do equipamento. Além disso, os policiais apreenderam aproximadamente um metro cúbico de madeira extraída de forma ilegal.
Como resultado da infração(desmatamento ilegal), os dois homens foram autuados administrativamente e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã. Cada um recebeu multa de R$ 6 mil. Conforme a legislação, as infrações estão previstas no Art. 51 da Lei nº 9.605/98 e nos Artigos 51 e 57 do Decreto Federal nº 6.514/08.
Por fim, a Polícia Militar Ambiental destacou que a fiscalização continuará intensificada em Mato Grosso do Sul. A proteção das áreas de reserva legal permanece essencial para a conservação dos ecossistemas e a prevenção de novos crimes ambientais.
PORTAL PANTANAL OFICIAL
Inscreva-se em nosso canal do youtube!