A primeira estação meteorológica no Pantanal Sul já está operando

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
pantanal, mato grosso do sul, estação meteorológica

A estação meteorológica opera no Pantanal e deve marcar nova fase no monitoramento climático no Mato Grosso do Sul

A primeira estação meteorológica instalada no Pantanal começou a transmitir dados em tempo real nesta semana. Localizada na Fazenda Campo Zélia, na região da Nhecolândia, município de Corumbá, a estação integra o plano estadual de expansão da rede de monitoramento operado pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Além disso, a estrutura está equipada com sensores de última geração e conectividade via satélite. A partir de agora, os dados coletados já são enviados automaticamente à base da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), nos Estados Unidos. Por sua vez, essas informações alimentam plataformas de previsão meteorológica em nível global e nacional, fortalecendo a base de dados climáticos do Estado.

Para garantir ampla cobertura, o projeto coordenado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) prevê a instalação de mais 18 estações meteorológicas. Dessas, oito atenderão exclusivamente a planície pantaneira, cobrindo pontos estratégicos como os rios Paraguai, Nabileque e Abobral. O investimento total, de R$ 7,89 milhões, foi viabilizado por meio de parceria com a Aprosoja/MS.

Consequentemente, a ampliação da rede permitirá monitorar variações climáticas com mais precisão, apoiar pesquisas científicas e subsidiar políticas públicas voltadas à prevenção de desastres naturais. Além disso, os dados beneficiarão diretamente setores como agronegócio, turismo e indústria.

Por fim, o Cemtec/MS informa que todas as informações coletadas estarão disponíveis ao público nas plataformas do Inmet e do próprio centro estadual, promovendo transparência e acesso aberto ao conhecimento climático regional.

Foto - Arquivo/Semadesc - Fonte: Comunicação Semadesc 

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *