Curso em parceria com o GRETAP foca em segurança, técnicas de manejo e resposta rápida durante incêndios florestais para a Operação Pantanal
Campo Grande (MS) – Trinta bombeiros militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) participaram de um curso especializado em Resgate Técnico Animal (RTA), entre os dias 12 e 15 de maio, em Campo Grande. A capacitação foi promovida em parceria com o GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), no Instituto Salesiano São Vicente.
Com 60 horas de carga horária, o curso abordou teoria e prática. Veterinários, biólogos e professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) conduziram as instruções. Os participantes atuaram com diferentes espécies — de animais domésticos a silvestres — em simulações realistas.
Capacitação focada em segurança e eficiência
De acordo com o CBM, o objetivo principal é preparar os bombeiros que atuam no combate aos incêndios florestais, especialmente no Pantanal, para realizar resgates de forma segura e eficiente. Dessa forma, durante o treinamento, os militares aprenderam técnicas de contenção de serpentes, jacarés, aves e outros animais. Também receberam orientações sobre biosegurança, comportamento animal e medicina veterinária aplicada a desastres.
“Esse conhecimento vai somar muito ao nosso trabalho. Aprendemos a nos aproximar com segurança, acalmar o animal e realizar o transporte adequado”, destacou a soldado Caroline do Nascimento Cabral.

Integração entre bombeiros e especialistas
O GRETAP, criado em 2020 durante a crise dos incêndios no Pantanal, é o grupo oficial responsável pelos protocolos de resgate animal em Mato Grosso do Sul. Assim, a coordenadora Paula Helena Santa Rita, reforçou a importância da parceria:
“Essa capacitação está se tornando parte do cronograma oficial do CBMMS. Trabalhamos lado a lado, o que fortalece nossa resposta nos incêndios e garante o cuidado com os animais”.
Ela também explicou que os bombeiros agora estão aptos a estabilizar os animais no local, removê-los da “zona quente” e transportá-los até a equipe especializada mais próxima. Isso agiliza o atendimento e minimiza riscos para os profissionais e para a fauna resgatada.
Aplicações práticas e expansão do curso
Segundo o CBMMS, a capacitação será expandida para os alunos do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF 2025). A formação já se mostrou valiosa em operações anteriores. Em 2024, por exemplo, bombeiros capacitados ajudaram no resgate de um cavalo durante as enchentes no Rio Grande do Sul.

Por fim, com a integração crescente entre militares, veterinários e especialistas em fauna, Mato Grosso do Sul segue fortalecendo sua atuação no resgate animal — uma frente essencial da Operação Pantanal 2025
Fonte: Ten.Edilene Borges/Assessoria de Comunicação – CBM MS
PORTAL PANTANAL OFICIAL