O Comitê Estadual da Rota Bioceânica reuniu-se esta semana para discutir avanços na integração aduaneira e nas obras que compõem o Corredor Bioceânico de Capricórnio. Rota estratégica ligará o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile.
O Corredor Bioceânico, tem objetivo de facilitar o escoamento de cargas e promover a integração econômica entre países, reduzindo distâncias e custos logísticos. A rota permitirá que produtos brasileiros, especialmente do agronegócio, acessem portos chilenos com maior agilidade, criando uma alternativa estratégica.
A Consultoria Procomex, contratada pelo BID, apresentou detalhes sobre os entraves alfandegários e assim, propôs 51 medidas de harmonização, divididas entre curto, médio e longo prazos.
As principais recomendações:
- Criação de um sistema de governança multinível
- Um banco digital de requisitos regulatórios, além da interoperabilidade entre sistemas aduaneiros, de saúde e imigração dos quatro países.

Além disso, o DNIT atualizou o status das obras no trecho que conecta a BR-267 à ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho. O projeto, que inclui pavimentação, construção de um centro alfandegário e obras estruturantes como passagens de fauna e drenagem, já teve 94,5% da faixa de domínio limpa e avança mesmo com os desafios impostos pelo solo alagado e as chuvas recentes.
Por fim, a conclusão da ponte e do acesso está prevista para 2026, consolidando a infraestrutura necessária para tornar o Corredor Bioceânico uma rota de exportação funcional e competitiva.
Fonte: Comunicação Semadesc Fotos: DNIT