Participantes da Virada Sustentável observaram mais de 100 aves de 27 espécies

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Cuiabá (MT) – Em apenas 45 minutos de trilha de observação no Parque Estadual Massairo Okamura, os participantes da Virada Sustentável Mato Grosso 2025 identificaram mais de 100 aves de 27 espécies diferentes, na manhã desta quinta-feira (5). A experiência, guiada por especialistas em dois grupos, destacou a riqueza da avifauna regional e reforçou o papel da conscientização ambiental por meio da vivência prática.

Entre os registros estão espécies como periquito-de-encontro-amarelo, bem-te-vi, catatau e garrinchão-de-barriga-vermelha. Na observação usaram o aplicativo eBird, que reúne dados globais de avistamento de aves e transforma os participantes em cidadãos cientistas.

“A observação de aves é uma forma de conexão com a natureza que vai além do lazer. Usamos binóculos, lunetas, câmeras e agora também aplicativos como o eBird e o Merlin, que reconhece aves pelo canto”, explica o professor e monitor da trilha, Dalci Oliveira.

Contudo, a atividade integrou a programação oficial da Virada Sustentável buscando valorizar os espaços naturais como áreas de convivência, lazer e preservação. Assim, estimulando o conhecimento sobre a biodiversidade regional.

Espécies observadas

Dentre as aves registradas, destacam-se: rolinha-roxa, juriti-pupu, anu-preto, udu-de-coroa-azul, ariramba-de-cauda-ruiva, picapauzinho-escamoso, arara-canindé, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, pipira-vermelha, trinca-ferro-gongá, entre outras.

O Parque Estadual Massairo Okamura, localizado na capital, é uma importante Unidade de Conservação do Estado.


Sobre a Virada Sustentável Mato Grosso 2025

Por fim, a edição 2025 da Virada Sustentável é uma realização de Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo.

A programação completa segue até domingo (8) e está disponível no site oficial: viradasustentavel.org.br/cuiaba

Fotos: Karla Silva - Fonte: SEMA

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *