Defesa Civil mapeia pistas de pouso no Pantanal para reforçar combate aos incêndios florestais

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Defesa Civil de Mato Grosso intensificou as ações de prevenção aos incêndios florestais no Pantanal. Entre os dias 23 e 26 de junho, uma equipe técnica percorreu o município de Poconé com o objetivo de vistoriar e mapear pistas de pouso estratégicas para apoio aéreo durante a temporada de estiagem.

Durante a visita, os técnicos avaliaram cinco pistas quanto à infraestrutura, acessibilidade e condições operacionais. Eles identificaram possíveis irregularidades, como rachaduras, buracos e vegetação inadequada, além de registrarem imagens aéreas em alta resolução para compor um banco de dados georreferenciado. Esse material vai subsidiar o planejamento das ações aéreas no enfrentamento ao fogo.

Além do mapeamento, a equipe se reuniu com a Prefeitura de Poconé e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O objetivo foi fortalecer a articulação entre os órgãos e alinhar estratégias para uma resposta integrada e eficaz durante o período crítico.

A iniciativa integra a Operação Integrada de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal 2025, lançada no dia 24 de junho pelo Governo do Estado. O investimento total ultrapassa R$ 125 milhões, sendo R$ 11 milhões destinados exclusivamente à contratação de aeronaves para combate aos focos de incêndio.

A operação conta com 80 combatentes, 52 servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), 28 máquinas, 20 viaturas, um helicóptero do Ciopaer e seis aeronaves — quatro da Defesa Civil e duas de asa fixa.

Como parte da estrutura de resposta, o Estado também instalou uma Sala de Situação fixa em Poconé. O espaço funcionará como centro estratégico para coordenação das ações em tempo real, permitindo maior agilidade no controle e combate aos incêndios florestais na região.

Fonte: Defesa Civil

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *