🐆🏝️ Uma onça-pintada caminha solitária por uma praia remota da Costa Rica. Parece improvável? O fotógrafo e e guia Marlon Du Toit, explica esse comportamento fascinante que ele testemunhou pessoalmente.
Nessa região costeira vive uma pequena e rara população de onças-pintadas que se adaptou de forma surpreendente: elas caçam tartarugas marinhas. 🐢 Embora tenham acesso a várias presas na floresta (como antas, primatas e aves), esses felinos aprenderam a patrulhar as praias à noite, em busca de fêmeas que sobem para desovar — momentos em que estão completamente indefesas.
Marlon acompanhou uma onça por horas, observando-a percorrer repetidamente a mesma faixa de areia. Ela patrulhava em silêncio, esperando sua chance. E ela quase veio: uma tartaruga-oliva subiu, colocou seus ovos e começou a retornar ao mar. Poucos minutos depois, os olhos da onça apareceram no horizonte. Se ela tivesse demorado um pouco mais… o final teria sido trágico.
📽️ Esse tipo de comportamento oportunista revela não só a inteligência, mas a incrível capacidade de adaptação desses predadores — e como cada ambiente molda o modo de viver da fauna da Costa Rica.
Registro e relato de @marlondutoit