A comunidade indígena da Aldeia Alves de Barros, na cidade pantaneira, Porto Murtinho (MS), será contemplada no dia 26 de julho com a 7ª edição do programa “MS Em Ação – Segurança e Cidadania”. A iniciativa do Governo do Estado, promovida pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), tem parceria com a Secretaria de Cidadania (SEC) e mais de 40 instituições públicas e privadas.
O evento acontecerá das 8h às 17h, na Escola Estadual Alves de Barros. A expectativa é atender cerca de 1.500 indígenas das comunidades Alves de Barros, Campina, Córrego do Ouro, São João, Barro Preto e Tomázia.
Entre os serviços ofertados estão a emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, certidões e títulos de eleitor, além de atendimento médico com vacinação, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), aferição de pressão, atendimento odontológico e suporte da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A Justiça Itinerante também estará presente, oferecendo serviços como reconhecimento e conversão de união estável em casamento, além de ações cíveis de até 40 salários mínimos.
Capacitações e palestras:
- o SENAI oferecerá curso de reparos elétricos.
- A Delegacia da Mulher e o Promuse tratarão da violência doméstica.
- O Corpo de Bombeiros abordará o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- A Subsecretaria de Políticas para Mulheres divulgará a campanha “Todas Diferentes – Todas Importantes”.
- A juventude indígena contará com o programa Inspira Jovem e ações do Proerd, da Polícia Militar.
O “MS Em Ação” tem como propósito levar serviços essenciais a comunidades de difícil acesso. A idéia também, é valorizar a cultura local e promovendo direitos por meio de políticas públicas de inclusão, saúde, cidadania e segurança.
A ação envolve instituições como:
- As prefeituras de Porto Murtinho e Bodoquena. FUNAI, SESAI, Receita Federal, INSS, PRF, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, SENAI, Funtrab, Fundesporte, Fundação de Cultura, entre outros.
Fonte: Comunicação Sejusp-MS
Foto: Matheus Carvalho/SEC