MS discute modelos de resposta em saúde para o Corredor Bioceânico

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na última quinta-feira (31), a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) realizou uma reunião com representantes da Superintendência de Saúde Digital (SSD), da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), do Corpo de Bombeiros Militar e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O encontro teve como foco o alinhamento técnico das ações de saúde pública no trecho sul-mato-grossense do Corredor Bioceânico.

Os participantes avançaram na definição do modelo de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) para situações de urgência, emergência e atenção básica. A princípio, abrangendo nas regiões impactadas pela rota internacional que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando por Mato Grosso do Sul de Bataguassu a Porto Murtinho.

A SES está conduzindo um levantamento técnico detalhado da infraestrutura de saúde nos municípios ao longo do Corredor Bioceânico. O trabalho mapeia unidades com atendimento 24 horas e identifica serviços essenciais para casos agudos. A proposta é transformar essas informações em um sistema digital com dados georreferenciados, acessível ao público e útil tanto para a população local quanto para viajantes brasileiros e estrangeiros.

Além disso, esse mapeamento considera quatro áreas estratégicas de atendimento: ortopedia, cirurgia geral, pediatria e assistência materna. A intenção é facilitar o acesso à informação e orientar os usuários sobre onde buscar atendimento de forma rápida e eficiente ao longo da rota.

Por fim, a iniciativa deve reforçar uma resposta de saúde estruturada, integrada e voltada para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, contribuindo para consolidar o estado como referência na articulação entre infraestrutura, políticas públicas e integração regional.

Foto: Saul Schramm 
Fonte: Comunicação SES

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.