Em agosto de 2025, oito animais silvestres resgatados e reabilitados foram soltos na Área de Soltura da Fazenda São Benedito, em Jangada (MT), em parceria com a Sema‑Mato Grosso. Entre os libertados estavam:
- três araras‑canindé adultas, um tatupeba juvenil, um urubu‑de‑cabeça‑preta juvenil, um periquito‑de‑encontro‑amarelo juvenil, um jabuti‑piranga adulto e um anú‑coroca adulto
Duas das araras, tratadas por lesões nas asas e escoriações em clínica de Sorriso, e a terceira, curada de aerossaculite, foram consideradas aptas para soltura imediata. O tatupeba, resgatado de pneumonia, segue em fase de aclimatação e cuidados nutricionais para uma futura soltura assistida.
O periquito, que apresentava penas cortadas – prática proibida por lei – está em recuperação sob cuidados contínuos até que recupere suas plumagens. Já o urubu, vítima de ataque de cães, foi tratado e solto no local. O jabuti e o anú não necessitaram de atendimento veterinário e também foram liberados.
A Fazenda São Benedito, homologada como área de soltura desde 2022, ampliou sua atuação: só no primeiro semestre de 2025, recebeu cerca de 90 animais, incluindo filhotes de marreco, araras-canindé e jabutis. Em 2024, mais de 150 animais, como araras, papagaios, pacas, cotias, antas, curiós e bicudos passaram pela reabilitação no local. Recentemente, o espaço também passou a reabilitar filhotes de antas, um trabalho pioneiro na região.