O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou de forma intensa neste domingo (7), enfrentando 38 incêndios florestais em diversas regiões do estado. Dentre eles, três totalmente extintos, em Porto Alegre do Norte, Água Boa e Sinop. Enquanto outros sete focos controlados seguem monitorados em áreas consideradas seguras, sem risco imediato de propagação.
As equipes concentraram esforços em municípios com maior atividade, como Vila Bela da Santíssima Trindade (quatro focos) e Tesouro (três focos). Outras localidades como Chapada dos Guimarães, Juína, Peixoto de Azevedo e Barra do Garças também registraram atuação dos bombeiros, com até dois focos ativos em cada uma.
No caso de Barra do Garças, os trabalhos se estenderam à Serra do Roncador e ao Parque Estadual da Serra Azul, com uso de helicópteros, maquinário pesado, caminhões-pipa e construção de aceiros como estratégias para conter a propagação das chamas.
Além disso, o CBMMT monitora 108 focos de calor ativos em todo o estado — sendo 97 incêndios florestais e 11 queimadas irregulares. Destes, 22 estão em terras indígenas, que, por lei, exigem atuação exclusiva de órgãos federais.
A ação é apoiada por diversas frentes:
- O Grupo de Aviação do Bombeiro Militar, a Defesa Civil estadual, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Militar.
Por fim, o trabalho segue ininterrupto, focado na contenção dos incêndios, na proteção de vidas, de propriedades rurais e dos ecossistemas.
Fonte: SD Karine Miranda | CBMMT