Mato Grosso tem usado aeronaves com intensidade inédita no combate aos incêndios florestais desde o início do período proibitivo para queimadas, em julho. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMMT) informou que são 4,1 milhões de litros de água lançados sobre focos ativos até o momento.
As operações aéreas contabilizam 589 horas de voo e 1.649 lançamentos. Atualmente, cinco aviões e um helicóptero atuam em regiões-chave como o Parque Estadual da Serra Azul, a Serra do Roncador (Barra do Garças) e Santo Antônio de Leverger
Na Serra do Roncador, já foram lançados mais de 505 mil litros de água, e naquela localidade as chamas estão contidas dentro de perímetro delimitado, com risco mínimo de propagação. No Parque Estadual da Serra Azul, três aeronaves atuam, com cerca de 375 mil litros lançados até agora.
O helicóptero, por sua vez, tem sido utilizado para acessar áreas de difícil acesso terrestre, apoiando a infiltração das equipes no solo
Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, essa articulação entre ação aérea e brigadas terrestres permite precisão nos lançamentos sobre as linhas de fogo e melhora a segurança para quem combate diretamente os focos.
Fonte: CBM MT