Em Aquidauana, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a empresa Ambiental MS Pantanal assinam um acordo de cooperação técnica para desenvolver um projeto inovador de tratamento de efluentes na região do Pantanal. A proposta visa aplicar tecnologias modernas para saneamento, com impacto direto na qualidade da água dos rios e córregos da planície alagada.
O projeto pretende modernizar ou implantar sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais em municípios pantaneiros atendidos pela MS Pantanal. Estudantes e pesquisadores da UEMS participarão ativamente, colaborando no desenvolvimento, monitoramento e ajustes técnicos das instalações.
Além disso, a parceria envolve a capacitação técnica de equipes locais para operar essas unidades de tratamento, uso de métodos sustentáveis para lidar com resíduos líquidos e potencial uso de biotecnologia para reaproveitamento ou mitigação dos impactos ambientais das descargas. O objetivo é que esses efluentes tratados deixem de poluir corpos d’água e passem a alimentar atividades que dependem da qualidade hídrica, como pesca, turismo e abastecimento humano.
Esperam-se como resultados: melhoria da saúde ambiental dos ecossistemas aquáticos, redução de contaminantes nos rios, promoção da saúde pública, além de fortalecimento da pesquisa aplicada e da formação acadêmica local.
Fonte: Imprensa UEMS



