O Governo de Mato Grosso declarou, nesta quinta-feira (9), uma área de 45.932 hectares em Poconé como de interesse público, em caráter temporário, com o objetivo de viabilizar estudos técnicos e científicos para a criação do Refúgio de Vida Silvestre da Onça-Pintada. O decreto foi assinado durante o Seminário Pré-COP 30 MT, realizado em Brasília.
A proposta marca um novo modelo de criação de unidades de conservação, prevendo aporte financeiro para a indenização prévia de proprietários rurais e a formação de um fundo de gestão voltado à manutenção da área protegida. Os estudos devem ser concluídos em até quatro meses.
O projeto é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Panthera Brasil, organização voltada à conservação de grandes felinos. O plano inclui a criação de um Fundo Fiduciário para captar recursos junto a doadores nacionais e internacionais. Cerca de 60% do valor necessário para a aquisição das áreas já está assegurado.
As propriedades envolvidas — Porto Jofre Velho, São José Velho, Porto Jofre e Guatos 2 e 3 — contam com a anuência dos proprietários rurais.
Além da conservação da biodiversidade pantaneira, a iniciativa busca estimular a pesquisa científica, o ecoturismo e o turismo de observação de fauna. A Sema e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) também trabalham em um projeto de observação de animais silvestres no Pantanal, inspirado nos safáris africanos, que deve fortalecer o turismo sustentável na região.
Fonte: Poconet
Foto: Bernard DUPONT