Duas importantes áreas de preservação em assentamentos rurais de Nioaque (MS). Localizados a cerca de 184 km de Campo Grande, elas serão restauradas nos próximos meses com plantio de vegetação nativa. O projeto abrange assentamentos Andalucía e Boa Esperança, cada um com um hectare destinado à recuperação de nascentes e vegetação ciliar.
As áreas selecionadas são consideradas estratégicas
A conservação hídrica alimenta o sistema do Pantanal e estão próximas ao Ribeirão Taquaruçu, que por sua vez contribui para o Rio Aquidauana e segue até o bioma pantaneiro.
O projeto faz parte da iniciativa “Pantanal: Combate às mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento local”, financiada pelo Global Nature Fund e pelo governo da Alemanha. A execução trará benefícios ambientais como melhoria da infiltração de água, redução da erosão e estabilidade hídrica, além de apoio à produção local, com plantio de espécies frutíferas e produtoras de sementes.
Além do reflorestamento, o plano inclui ações de prevenção e combate a incêndios florestais, com apoio de brigadas comunitárias e abertura de aceiros, medidas que ampliam a proteção da vegetação restaurada e das áreas adjacentes.
Foto: Fernanda Cano/Acervo Ecoa



