Com temperaturas chegando aos 35 °C no Pantanal, uma família de onças-pintadas mostrou, na prática, como a fauna local lida com o calor intenso. A fêmea Aroeira decidiu se refrescar em um açude, comportamento comum entre grandes felinos da região durante os períodos mais quentes do ano.
Além de diminuir a temperatura corporal e saciar a sede, o banho também ajuda as onças a fugir das mutucas, insetos que atacam até mesmo o maior felino das Américas. Enquanto Aroeira descansava à beira da água, seus filhotes, Jatobá e Jacarandá, aproveitaram para nadar e brincar. As onças-pintadas são excelentes nadadoras, e as mães introduzem os filhotes ao ambiente aquático desde cedo, fortalecendo habilidades essenciais para a vida no Pantanal.
Aroeira é monitorada pela equipe da Caiman, no Mato Grosso do Sul. Acompanhada desde 2020, ano de seu nascimento, ela se tornou uma das onças mais conhecidas da região. Para os pesquisadores, reencontrá-la e observar o desenvolvimento de seus filhotes reforça a importância do monitoramento contínuo para a conservação da espécie e do bioma.
Fonte: Oncafari
Vídeo: Lucas Morgado



