Onças-pintadas miam? Pesquisadores registram vocalizações raras no Parque Nacional do Iguaçu

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Pesquisadores do Projeto Onças do Iguaçu juntamente ao Instituto Pró-Carnívoros, postaram registros de vocalizações semelhantes a “miados” emitidos por onças-pintadas selvagens no Parque Nacional do Iguaçu, um tipo de comportamento vocal que ainda não havia sido documentado no parque.

As imagens obtidas pelas câmeras de monitoramento mostram fêmeas chamando seus filhotes e filhotes vocalizando para localizar a mãe. Esse padrão de comunicação surpreendeu a equipe de pesquisa e reforça a complexidade das interações maternas entre os grandes felinos da Mata Atlântica.

O registro dialoga diretamente com o estudo publicado na base Brill, intitulado “Unusual jaguar vocalizations: first recorded meowing in females associated with maternal behaviour in southeastern Brazil”, que aborda vocalizações atípicas semelhantes a “miados” observadas em onças com comportamento materno ou até para reprodução.

Cada novo som registrado, cada comportamento observado e cada indivíduo identificado aprofunda o conhecimento científico e fortalece estratégias de conservação para a população de onças-pintadas da Mata Atlântica. Este foi o primeiro registro desse tipo especificamente no Parque Nacional do Iguaçu, marcando mais um avanço na compreensão da comunicação da espécie.

PORTAL PANTANAL OFICIAL

📲Datas dos registros: 2023/2022
📷Fonte e vídeo: Projeto Onças do Iguaçu e @institutoprocarnivoros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *