Estudantes de escola cívico-militar de MS criam IA contra incêndios no Pantanal e avançam para etapa nacional do Desafio Liga Jovem

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias, em Campo Grande, foram selecionados para representar Mato Grosso do Sul na fase nacional do Desafio Liga Jovem, a maior competição estudantil de empreendedorismo e inovação social do país. A classificação foi conquistada graças ao projeto “Olhos do Pantanal”, uma ferramenta de inteligência artificial criada para auxiliar na detecção e no combate a incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense.

Promovido pelo Sebrae Nacional e executado pelo Instituto Ideias de Futuro, o Desafio Liga Jovem chega à sua terceira edição reunindo mais de 62 mil estudantes e 5 mil projetos em todo o Brasil. O objetivo é estimular criatividade, tecnologia e protagonismo estudantil, incentivando jovens a desenvolverem soluções reais para problemas da sociedade.

A equipe Bitmentes, responsável pelo projeto, é formada por estudantes do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP) em Desenvolvimento de Jogos Digitais, oferecido por meio da parceria entre a SED (Secretaria de Estado de Educação) e o Senac MS, como parte do V Itinerário Formativo do novo Ensino Médio.

Sob a orientação do professor Felipe Doza, que atua no Senac Hub Academy e em escolas parceiras da rede estadual, os alunos desenvolveram uma solução baseada em IA combinada a imagens de satélite, capaz de identificar focos de calor e apoiar equipes de monitoramento e resposta rápida. Para validar o sistema, o grupo realizou visitas técnicas ao Centro Integrado do Corpo de Bombeiros, testando o uso da tecnologia em situações reais.

O campeonato é composto por três fases: sensibilização e trilha de aprendizado, etapa estadual e a Missão Técnica Nacional. Além de mentorias e formações, a competição inclui bancas presenciais que avaliam as melhores soluções do país. A equipe Bitmentes participará da Missão Técnica Nacional entre 29 de novembro e 4 de dezembro, em Belém (PA), com todas as despesas custeadas pelo Sebrae.

Portal Pantanal Oficial

Fotos:reprodução

Fonte: Mídia Max