O 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) segue reforçando as ações de fiscalização e proteção dos recursos naturais durante a Operação Piracema, período essencial para a reprodução das espécies de peixes nos rios do Mato Grosso do Sul.
No domingo, 11 de janeiro, equipes do 1º BPMA, com sede em Campo Grande, realizaram fiscalização ambiental preventiva e repressiva na rodovia MS-352, que liga o município de Terenos à comunidade Ponte do Grego, às margens do Rio Aquidauana. Durante a ação, policiais efetuaram abordagens a veículos e pessoas, com vistorias e repasse de orientações de educação ambiental, destacando a proibição da pesca durante o período de defeso e a importância da preservação dos recursos pesqueiros.
Ainda no mesmo dia e na mesma região, outra equipe realizou fiscalização na MS-477, na área conhecida como Ponte do Grego/Barretina. No local, os policiais flagraram uma pessoa praticando pesca predatória em período proibido, nas proximidades de uma corredeira, ambiente considerado sensível para a reprodução das espécies.
Com o autor foram encontrados um exemplar de peixe da espécie dourado e um exemplar de jurupoca, ambos protegidos durante o defeso. Diante da constatação do crime ambiental, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Terenos, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

O 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental reforça que o respeito ao período de defeso é fundamental para garantir a reprodução das espécies, manter o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais. As ações da Operação Piracema continuam de forma permanente, unindo fiscalização, orientação e repressão aos crimes ambientais.
Fonte: Comunicação BPMA-MS



