Campo Grande se tornou referência no turismo e se destaca pela grandiosidade do Bioparque Pantanal. Atualmente o maior aquário de água doce do mundo abriga aproximadamente 40 mil animais e realiza importantes trabalhos de preservação, inclusão e pesquisa científica.
Inaugurado no dia 28 de março de 2022, desde então o Bioparque alcança números cada vez maiores. Em tão pouco tempo, o local já recebeu 497 mil visitantes, sendo que turistas de 111 países já fincaram suas bandeiras no complexo de água doce e se encantaram com a diversidade de peixes do Pantanal e outras regiões.
Por seu um espaço que vai além do lazer, o Bioparque desenvolve um rico trabalho de educação ambiental com estudantes de escolas públicas e privadas. Por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), estudantes participam de atividades pedagógicas, que somadas ao passeio, ampliam a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e seus recursos. Até o momento, 57 mil estudantes já tiveram acesso ao espaço de experiência e conhecimento.
Aliado à educação ambiental estão os projetos desenvolvidos nas áreas da conservação e pesquisa. Prova disso é a consolidação do complexo como espaço turis-científico, que tem como objetivo mostrar as belezas e riquezas dos rios e, ainda, fomentar a pesquisa, sendo essa responsável por resultados positivos para a ciência. O Bioparque conta com 45 espécies reproduzidas, mais de 250 reproduções, 11 registros inéditos de espécies para a ciência no mundo e nove no Brasil.
Diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri pontua o papel do empreendimento, consolidado como turis-científico. “Nosso trabalho reflete na conservação de espécies, essencial para a manutenção e equilíbrio do nosso ecossistema. Aqui nós somos um laboratório vivo, não só dispomos de uma espalho de lazer, como também contribuímos para o bem-estar animal e consequentemente a perpetuação de espécies, sendo que aqui eles encontram um ambiente propício para deixar descendentes”.