Flagra feito pelo fotógrafo profissional Ailton Lara no Pantanal mostra uma onça-pintada carregando um filhote da mesma espécie morto, mas afinal, quem era a onça carregando aquele filhote?
A nossa reportagem foi atrás para explicar a vocês, o que é o infanticídio. Prática que ocorre entre os felinos. Os machos matam filhotes que não são deles, ou seja, ao cruzar com um filhote de outro indivíduo da mesma espécie, a onça-pintada macho preda este animal.
O uso do acasalamento sem fins reprodutivos é uma estratégia de proteção à prole contra a prática de infanticídio, sendo a morte de filhotes por machos adultos.
Dados mostram que as fêmeas induzem os machos para copular em locais mais distantes, a hipótese é que isso realmente sirva para a diminuição do infanticidio.
É uma tarefa extremamente difícil para a mãe onça!
Os motivos dessa prática na vida selvagem pode estar relacionado ao fato da tentativa de um macho de colocar fim a linhagem de outro macho, ainda, ao adiantamento do cio de uma fêmea. E todo esse comportamento desencadeia um comportamento de “falso” cio na fêmea. Sendo uma forma de proteção!
Deixamos aqui nossos sentimentos a onça Medrosa, que é uma das onças mais vistas e adoradas desde 2016 (primeira vez que foi vista). Já era sua terceira ninhada e realmente deve ser algo doloroso!