A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA) iniciou a instalação de câmeras trap de monitoramento na região do Touro Morto, no Pantanal. A ação ocorre em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e tem como foco ampliar a proteção da fauna silvestre e combater crimes ambientais.
As câmeras trap — armadilhas fotográficas, está distribuídas em pontos estratégicos. O objetivo é registrar o comportamento, a movimentação e a presença de espécies silvestres. Além disso, os equipamentos vão auxiliar a fiscalização contra práticas ilegais como caça e ceva.
De acordo com a PMA, as imagens coletadas das câmeras também vão subsidiar estudos científicos. Com base nesses registros, pesquisadores podem avaliar a distribuição populacional das espécies e propor medidas de conservação mais precisas.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações apoiadas pelo Governo do Estado. Assim, entre os alvos da estratégia estão os pesqueiros e áreas com grande circulação de turistas. Segundo a corporação, o uso de tecnologia reforça a segurança dos moradores locais e previne incidentes com animais silvestres.
A Polícia Militar Ambiental reforça algumas orientações. Alimentar animais silvestres é crime e provoca desequilíbrios no comportamento natural das espécies. Manter distância e respeitar os limites da fauna são medidas fundamentais para a preservação ambiental e a segurança coletiva.
PORTAL PANTANAL OFICIAL