A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) homologou a empresa que ficará responsável pela reforma e reestruturação do Parque Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, a 151 km de Cuiabá. Após mais de 20 anos interditada para visitação, a área finalmente avança para uma possível reabertura ao turismo.
A homologação ocorreu em 19 de novembro, tendo o Consórcio Enpa Quadrante como vencedor da licitação. O edital autoriza investimento de até R$ 4.798.225,10 para a execução do projeto, que será realizado em regime de empreitada por preço unitário, no qual a empresa é remunerada conforme o andamento das etapas previstas.
A Gruta da Lagoa Azul já foi a principal atração turística de Nobres, mas foi fechada pelo Ibama devido à degradação ambiental provocada pelo uso irregular da área. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), as visitas serão retomadas somente após a conclusão das obras e a completa adequação ambiental.
Entre as melhorias previstas estão:
- construção de um novo receptivo turístico;
- implantação de estacionamento;
- criação de um novo acesso ao parque;
- obras de drenagem e reforço estrutural.
Ainda não há prazo definido para o término da reforma, que só começará após a assinatura do contrato entre o governo e a empresa vencedora. Até lá, a área continua interditada.
Mesmo fechada, a Gruta segue sendo alvo de invasões. Nas redes sociais, circulam diversos vídeos e fotos de visitantes ilegais. Em janeiro deste ano, 13 turistas e dois guias foram autuados por fiscalização ambiental após acessarem a área de forma irregular. Segundo apuração do g1, supostos guias chegam a cobrar até R$ 250 por pessoa para levar grupos clandestinamente ao local.
Foto: Divulgação/



