Autoridades do Brasil e do Paraguai fizeram, nesta quinta-feira (2 de outubro de 2025), uma visita técnica às obras da ponte binacional da Rota Bioceânica, ligando Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (PY). Também foram inspecionados os acessos nos dois lados da fronteira.
Obras e investimentos
- A construção da ponte tem investimento de R$ 575,5 milhões, executada por consórcio binacional com recurso da administração paraguaia de Itaipu.
- No Brasil, o acesso da ponte ligará a BR-267 por meio de uma alça de 13,1 km, que inclui contorno rodoviário em Porto Murtinho e um Centro Aduaneiro para controle da fronteira. Essa parte federal está orçada em R$ 472 milhões com prazo de entrega estimado em 26 meses.
- No Paraguai, será pavimentado trecho de 3,8 km da rodovia PY15 para conectar a ponte à rota principal da Bioceânica.
Impacto econômico e logístico
- A ponte reduzirá em cerca de 12 a 17 dias o tempo das exportações brasileiras vindas das regiões Sudeste e Centro-Oeste quando forem enviadas para a Ásia via portos do Pacífico, diminuindo também distâncias em mais de 9,7 mil quilômetros.
- O empreendimento é considerado estratégico para abrir novos mercados, integrando infraestruturas de transporte e facilitando o escoamento de produtos com menos custo logístico e tempo.
Perspectivas regionais
A comitiva de visita incluiu o governador de MS, Eduardo Riedel, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, entre outros representantes. A expectativa é que, além do impacto econômico, a obra promova desenvolvimento local, geração de empregos e estímulo ao comércio e uso de portos, especialmente com o foco exportador sul-americano rumo à Ásia
Fonte: comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende