Bombeiros combatem 24 incêndios florestais em MT e monitoram 83 focos de calor ativos

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Fogo no Pantanal

Dois incêndios foram extintos nas últimas 24 horas; ações seguem em mais de 30 municípios com apoio aéreo e terrestre

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) segue atuando neste domingo (24) no combate a 24 incêndios florestais ativos em diversas regiões do estado. Nas últimas 24 horas, dois incêndios foram extintos, nos municípios de Luciara e Alto Taquari. Outras 17 ocorrências permanecem controladas, sem risco imediato de propagação.

Os focos controlados estão distribuídos em cidades como Cláudia, Alto Araguaia, Primavera do Leste, Sinop, Nova Mutum, União do Sul, Santa Carmem, entre outras. Apesar do controle, o monitoramento continua até a eliminação total dos riscos.

As frentes de combate permanecem ativas em Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Dom Aquino, Nova Brasilândia, Paranatinga, Nobres, Alto Paraguai, Planalto da Serra e outros municípios. As operações contam com cinco aeronaves, um helicóptero, caminhões-pipa, maquinário pesado e equipes em campo atuando 24 horas por dia.

Monitoramento e áreas indígenas

Além das ações diretas, o CBMMT monitora 83 focos de calor ativos, sendo 52 incêndios florestais — dos quais 13 ocorrem em terras indígenas. As ocorrências em áreas protegidas incluem focos nas Terras Indígenas Parabubure, Ubawawe, Marãiwatsédé, Marechal Rondon, Xingu e Sangradouro/Volta Grande. Por se tratar de áreas federais, a atuação direta dos bombeiros depende de autorização do Governo Federal, que ainda não foi acionado.

Outros 31 focos são queimadas irregulares, fiscalizadas por meio da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e inteligência remota a partir da Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 163 incêndios em 105 municípios de Mato Grosso, reforçando a importância das ações preventivas e integradas.

Situação crítica

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 270 focos de calor em Mato Grosso nas últimas 24 horas, sendo 92 na Amazônia, 175 no Cerrado e 3 no Pantanal. Os dados são do satélite Aqua (período da tarde).

Uso do fogo proibido

O CBMMT reforça que o uso de fogo está proibido por lei no estado:

  • Pantanal: de 1º de junho a 31 de dezembro
  • Amazônia e Cerrado: de 1º de julho a 30 de novembro
  • Zonas urbanas: uso do fogo é proibido o ano todo

A população deve denunciar focos de incêndio pelos telefones 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *