O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu dois incêndios florestais e mantém outros três controlados nas últimas 24 horas. As equipes ainda combatem 17 focos ativos em diferentes regiões do estado, com apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves.
Os incêndios extintos ocorreram em Pedra Preta e Paranatinga, enquanto os controlados estão em Nova Ubiratã e Tabaporã. Já o combate segue intenso em municípios como Cocalinho, Cáceres, Rosário Oeste, Planalto da Serra e Pontes e Lacerda.
O monitoramento estadual registra 52 focos de calor, sendo 35 incêndios florestais e 17 queimadas irregulares. Nenhum incêndio foi registrado em terras indígenas. As ações fazem parte da Operação Infravermelho, que usa imagens de satélite e tecnologia de georreferenciamento para identificar e responsabilizar infratores.
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o CBMMT já atuou na extinção de 230 incêndios em todo o estado. A corporação reforça que o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais está proibido até 31 de dezembro no Pantanal, 30 de novembro no Cerrado e na Amazônia, e durante todo o ano em áreas urbanas.