O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu um incêndio florestal em Poxoréu e mantém seis focos controlados nas últimas 24 horas. As equipes seguem no combate a 12 incêndios florestais ativos em diferentes regiões do estado, especialmente em Cáceres, Cocalinho, Guarantã do Norte, Itiquira, Nova Santa Helena e Pontes e Lacerda.
Entre os incêndios controlados, que permanecem dentro de perímetros seguros, estão ocorrências em São José do Rio Claro, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, União do Sul e Cáceres. As operações contam com apoio aéreo, caminhões-pipa e máquinas pesadas, garantindo a proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.
Monitoramento ampliado e apoio interinstitucional
Além do trabalho em campo, o CBMMT realiza o monitoramento de 37 focos de calor em todo o estado, 23 incêndios florestais e 14 queimadas irregulares. Parte dessas ocorrências ocorre em terras indígenas, incluindo três focos no Parque do Xingu (entre Gaúcha do Norte e Paranatinga) e um no Vale do Guaporé, em Comodoro. O combate em áreas indígenas é de responsabilidade de órgãos federais, e até o momento o CBMMT não foi acionado para essas regiões.
As ações integram o esforço conjunto entre o Grupo de Aviação Bombeiro Militar, Defesa Civil, Ciopaer e Polícia Militar, dentro da Operação Infravermelho. Usando imagens de satélite e monitoramento remoto para detectar focos de calor e identificar uso irregular do fogo.
Situação crítica e proibição do uso do fogo
Segundo o Programa BDQueimadas/Inpe, 62 focos de calor foram registrados nas últimas 24 horas — 44 na Amazônia e 18 no Cerrado. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o CBMMT já extinguiu 245 incêndios em mais de 90 municípios.
O uso do fogo segue proibido no Pantanal até 31 de dezembro, e nas regiões da Amazônia e do Cerrado até 30 de novembro. Nas áreas urbanas, a proibição é permanente. A população pode colaborar denunciando qualquer indício de incêndio florestal pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Fonte: CBM MT
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros