Bombeiros de Mato Grosso extingue dois incêndios florestais e controla oito focos ativos em 24 horas

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu dois incêndios florestais e mantém controlados oito focos ativos nas últimas 24 horas. Nesta terça-feira (7), as equipes seguem combatendo 24 incêndios em diversas regiões do estado, com operações intensivas para conter as chamas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

Os incêndios extintos ocorreram em Juara e Colniza. Já os focos controlados, sem risco imediato de propagação, estão em Nova Ubiratã e Cláudia (dois focos cada), além de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Ipiranga do Norte e Feliz Natal (um foco cada). As equipes atuam diretamente no combate a incêndios em Cáceres e Planalto da Serra, com dois focos ativos em cada município, além de Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte, Porto dos Gaúchos, Colniza, Aripuanã, Barra do Bugres, Rosário Oeste, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Novo Santo Antônio, Cocalinho, Barra do Garças, São José do Rio Claro, Feliz Natal e Guiratinga.

O combate conta com equipes em campo, apoiadas por máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, em operações contínuas. O trabalho é reforçado pelo Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Polícia Militar, em ação integrada.

Monitoramento e fiscalização

O CBMMT monitora 67 focos de calor no estado, sendo 49 incêndios florestais e 18 queimadas irregulares. Três incêndios foram registrados em terras indígenas (Sangradouro/Volta Grande, em Poxoréu; Parque do Xingu, em Gaúcha do Norte; e Marechal Rondon, em Paranatinga), onde o combate é responsabilidade do Governo Federal, sem acionamento do CBMMT até o momento.

Na Operação Infravermelho, a Sala de Situação Central, no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em Cuiabá, utiliza imagens de satélite para identificar áreas de risco e queimadas ilegais, promovendo prevenção e responsabilização de infratores.

Incêndios extintos e focos de calor.

Desde o início do período proibitivo, o CBMMT extinguiu 237 incêndios em 86 municípios, incluindo Cuiabá, Cáceres, Alta Floresta, Rondonópolis e Sinop. Nas últimas 24 horas, foram registrados 174 focos de calor, sendo 95 na Amazônia, 53 no Cerrado e 26 no Pantanal, segundo o Inpe.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT alerta que o uso de fogo para limpeza ou manejo rural está proibido até 31 de dezembro no Pantanal e até 30 de novembro na Amazônia e Cerrado. Em áreas urbanas, a proibição é permanente. Denúncias de incêndios devem ser feitas pelo 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).A corporação reforça o compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população, mantendo esforços contínuos no combate às chamas.

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Fonte:  CBM-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *