Bombeiros militares de Mato Grosso estão participando, ao longo desta semana, de uma capacitação promovida pela Força Nacional de Segurança Pública. A formação, realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, visa padronizar e atualizar técnicas de combate a incêndios florestais, além de reforçar a integração entre as equipes.
Iniciada nesta segunda-feira (14), a Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal) reúne 48 bombeiros de diversas regiões do estado. Embora todos já sejam especialistas na área, o curso aprofunda conhecimentos estratégicos essenciais para o enfrentamento de ocorrências durante o período de estiagem. Que quando o risco de queimadas aumenta drasticamente.
Durante a capacitação, os participantes passam por módulos teóricos e práticos, incluindo simulações em áreas de difícil acesso, técnicas de sobrevivência em ambientes remotos e métodos atualizados de combate direto ao fogo.
De acordo com o tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do BEA, o treinamento é fundamental para garantir uma resposta rápida, segura e eficaz às emergências ambientais no estado.
O segundo-tenente Adelson Vales Santos, instrutor da Força Nacional e integrante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, destacou ainda o valor do intercâmbio de experiências. Segundo ele, ao final da formação, os militares estarão aptos a atuar em qualquer região do Brasil, mesmo em cenários de alta complexidade.
Por fim, esta é a primeira vez que a INC Florestal acontece em Mato Grosso. A capacitação já foi realizada em estados como o Acre, Amapá e o Distrito Federal. A iniciativa tem propósito de fortalecer a atuação conjunta das forças públicas no combate aos incêndios florestais.