Bombeiros mantêm 11 incêndios florestais sob combate e monitoram 32 focos de calor em Mato Grosso

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mantém controlados dois focos ativos e segue no combate a outros 11 incêndios florestais em diferentes regiões do estado neste sábado (18). As frentes controladas estão em Nova Ubiratã e União do Sul, sem risco imediato de propagação.

O trabalho continua intenso em Itiquira, Nova Xavantina, Guarantã do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Nova Maringá, Nova Santa Helena, além dos municípios onde os focos estão estabilizados. As equipes atuam com máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, garantindo o controle das chamas e a proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

As ações contam com apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar, em operação conjunta. Paralelamente, o CBMMT monitora 32 focos de calor em todo o estado — 19 correspondem a incêndios florestais e 13 a queimadas irregulares, sob fiscalização da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para identificar e punir responsáveis pelo uso ilegal do fogo.

Desde o início do período proibitivo, os bombeiros já extinguiram 246 incêndios em municípios de todas as regiões de Mato Grosso, incluindo Chapada dos Guimarães, Poconé, Vila Rica, Sinop, Cáceres e Rondonópolis. Em áreas indígenas, como na Terra Indígena Tanguru, em Querência, as ações de combate são de competência federal.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 58 focos de calor nas últimas 24 horas, sendo 48 na Amazônia e 10 no Cerrado. O CBMMT reforça que o uso do fogo para manejo e limpeza de áreas rurais está proibido até 31 de dezembro no Pantanal e até 30 de novembro nas demais regiões, devendo qualquer foco suspeito ser denunciado pelos números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Fonte: CBM MT
Foto: Secom-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *