A equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) capturou uma jiboia (Boa constrictor) nas dependências da Embrapa, na BR-163, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.
A serpente, sem sinais de lesões, foi resgatada com segurança e transportada para um local adequado, onde a guarnição a devolveu ao habitat natural.
Assista ao vídeo:
Uma curiosidade interessante sobre a jiboia é que, apesar de seu tamanho impressionante, ela não é venenosa! Em vez de usar veneno para capturar suas presas, essa serpente utiliza a constrição: envolve o corpo ao redor da vítima e aperta até que ela pare de respirar. Além disso, a jiboia pode regular seu metabolismo para passar longos períodos sem se alimentar, digerindo uma única refeição por semanas.
A jibóia, ao sair do seu habitat natural em busca de alimento, pode acabar entrando em áreas urbanas ou rurais. Sua presença perto de residências e estabelecimentos ocorre, geralmente, porque pequenos mamíferos, aves e répteis – suas presas naturais – também se adaptam a esses ambientes. Apesar do tamanho imponente, essa serpente não é peçonhenta e desempenha um papel essencial no equilíbrio ecológico, ajudando a controlar populações de roedores.
A ação reflete o compromisso da BPMA em preservar a fauna silvestre e garantir a segurança da população e dos animais em situações como esta.
Pantanal Oficial