Brasil adere à Convenção TIR para fortalecer a Rota Bioceânica rumo ao Pacífico

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Governo Federal deu, no fim de 2025, um passo estratégico para aumentar a competitividade da Rota Bioceânica no acesso ao Oceano Pacífico. Com a aprovação do Decreto Legislativo nº 267/2025 e a ratificação presidencial em 31 de dezembro, o Brasil aderiu oficialmente à Convenção Aduaneira sobre o Transporte Internacional de Mercadorias ao Abrigo das Cadernetas TIR, de 1975.

Para Mato Grosso do Sul, a adesão ao sistema TIR é considerada fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica, que ligará o Centro-Oeste aos portos chilenos de Iquique, Antofagasta e Mejillones, passando por Paraguai e Argentina. O sistema simplifica procedimentos aduaneiros, reduz o tempo de travessia nas fronteiras e diminui custos logísticos, tornando o corredor mais competitivo e seguro para o transporte de cargas.

A Rota Bioceânica deve reduzir em até 15 dias o tempo de acesso das exportações brasileiras ao mercado asiático, ao encurtar trajetos e diminuir a burocracia alfandegária. Enquanto as obras de infraestrutura avançam, como a ponte binacional entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta e o centro aduaneiro na BR-267, autoridades dos países envolvidos trabalham na integração dos sistemas de fiscalização para viabilizar plenamente o corredor logístico.

Portal Pantanal Oficial

Fonte: Comunicação Semadesc
Foto: Toninho Ruiz