Brasileira recebe o “oscar verde” por conservação de onças-pintadas

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A pesquisadora Yara Barros conquistou, nesta quarta-feira (30), o Whitley Award, uma das mais prestigiadas premiações internacionais de conservação da natureza. O reconhecimento ocorreu em Londres e destacou o trabalho de três décadas da cientista brasileira na proteção da fauna, especialmente das onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu.

Associada ao Instituto Pró-Carnívoros e coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara lidera ações integradas de monitoramento, educação ambiental e engajamento comunitário. Com isso, contribui para a preservação do maior felino das Américas. A premiação britânica, conhecida como “Oscar Verde”, selecionou seis conservacionistas entre mais de 100 candidatos de diferentes países.

Além disso, a cientista foi anunciada como uma das vencedoras do prêmio WINGS 2025 Women of Discovery, que homenageia mulheres com contribuições de destaque para a ciência e conservação. A cerimônia ocorrerá em outubro do próximo ano, nos Estados Unidos.

— O prêmio reconhece não só a trajetória da Yara, mas também a relevância do trabalho colaborativo em áreas protegidas — afirmou a equipe do projeto em nota no instagram.

Yara também atua na preservação de outras espécies ameaçadas, como a ararinha-azul. Seu histórico inclui a formação de equipes técnicas locais, a implementação de políticas de manejo sustentável e ainda o fortalecimento dos vínculos entre sociedade e meio ambiente.

O Whitley Award

promovido pela Whitley Fund for Nature, oferece visibilidade e apoio financeiro a lideranças da conservação que atuam em países do sul global. A organização reconhece o impacto de soluções inovadoras, baseadas não apenas em evidências científicas, mas também aplicadas com participação das comunidades locais.

Por fim, a conquista reforça a importância de iniciativas sustentadas por dados técnicos e executadas com envolvimento de múltiplos setores. Dessa forma, o prêmio do “oscar verde” não só celebra o presente, como também estimula a continuidade de esforços futuros na proteção da biodiversidade.

Parabéns Yara! ♥

Veja o discurso de Yara:

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *