Evento reunirá pesquisadores, comunidades tradicionais e setor público em debates sobre mudanças climáticas e sustentabilidade no bioma.
O município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, sediará a 1ª edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima, um encontro inédito que busca promover debates nacionais e internacionais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 12 de novembro, no auditório Maria Sophia Leite, no Bairro Cavalhada I.
Organizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a conferência tem inscrições gratuitas abertas até o dia 10 de novembro, disponíveis no site oficial do evento.
De acordo com os organizadores, a COP Pantanal propõe um diálogo plural, envolvendo comunidades tradicionais, o setor público e privado, movimentos sociais e instituições de ensino, com o objetivo de fortalecer políticas climáticas integradas à realidade regional.
A data escolhida para o encontro está alinhada à COP 30, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro, conectando as discussões locais às agendas globais sobre o clima.
🌿 Programação
Durante os três dias de evento, a programação contará com palestras, oficinas, painéis de debate, uma audiência pública e a construção da Carta do Pantanal, documento que reunirá compromissos, demandas e propostas regionais voltadas à ação climática.
A COP Pantanal também integrará outras iniciativas acadêmicas, como a Semana de Biologia da Unemat (Semabio) e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (Jenpex), ampliando o diálogo entre ciência, educação e sociedade.
Foto: Ronivon Barros | PMC