Uma escultura inflável de capivara com quatro metros de altura roubou a cena em Rondonópolis (MT), anunciando a chegada da Virada Sustentável Mato Grosso 2025. A instalação artística também inclui um filhote e reforça a importância desses animais na manutenção do equilíbrio ambiental, com protagonismo silencioso, mas essencial.
A intervenção urbana faz parte da programação cultural e ambiental da Virada Sustentável, que começa oficialmente nesta quinta-feira (29), às 19h30, na Praça dos Carreiros, com apresentação da Jet Sinfônica Sustentável e participação da cantora Eldah. Em seguida, o violeiro Pedro Barbosa sobe ao palco.
Entre os destaques está a exposição “O Brasil de Araquém Alcântara”, que retrata a biodiversidade dos biomas brasileiros, Amazônia, Cerrado e Pantanal, com imagens sensíveis. A mostra está aberta no Casario, até 1º de junho.
A programação se espalha por diferentes pontos da cidade, com teatro, dança, grafite, música regional, forró e cinema ambiental. Domingo (1º), o evento encerra com oficinas sustentáveis, caminhadas no Horto Florestal e apresentação da Quadrilha da Junina Barnabé, do grupo Chorinho do Cerrado, na Praça do Pôr do Sol.
Além disso, após Rondonópolis, a Virada segue para Cuiabá entre 4 e 8 de junho, com atividades em parques, museus e universidades. A programação completa está disponível no site viradasustentavel.org.br e no Instagram @viradasustentavelmatogrosso.
Foto: Karla Silva
PORTAL PANTANAL OFICIAL