Carta cobra prioridade para o Pantanal na agenda climática global da COP30

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Com a intenção de reforçar a urgência de incluir as áreas úmidas, especialmente o Pantanal, nas decisões climáticas internacionais, o SOS Pantanal entregou uma carta à ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante o show beneficente de Ney Matogrosso, no Theatro da Paz, em 13 de novembro, parte da programação cultural da COP30.

O documento, assinado por mais de 150 organizações nacionais e internacionais, destaca que as áreas úmidas são essenciais para a regulação climática e armazenam mais carbono por área que qualquer outro ecossistema terrestre, mas estão desaparecendo três vezes mais rápido do que as florestas, pressionadas por incêndios, perda hídrica e obras desordenadas.

A carta solicita que os países signatários do Acordo de Paris incluam formalmente as áreas úmidas em seus planos climáticos (NDCs), ampliem cooperação técnica ao Sul Global, estabeleçam metas de conservação e restauração com financiamento adequado e reconheçam o protagonismo de povos indígenas e comunidades locais. Veja:

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *