Cheio de belezas e extravagâncias, veja seis curiosidades do Pantanal que você precisa conhecer

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Divulgação

Certos lugares despertam grande fascínio nas pessoas sem ao menos terem pisado na região, apenas por ouvirem falar ou terem lido algo a respeito. Isso acontece bastante quando são pesquisadas algumas curiosidades do Pantanal.

É impossível alguém se sentir indiferente a um dos destinos mais procurados do Brasil e que possui um dos maiores biomas do planeta. Por isso, separamos seis curiosidades que você precisa conhecer sobre o Pantanal antes de viajar. Acompanhe!

1-Número de habitantes

Segundo dados recentes, a população do Pantanal foi estimada em 3 milhões de habitantes, sendo que a área compreende vários municípios dos estados do Mato Grosso, como Cáceres, Poconé e Curvelândia, e do Mato Grosso do Sul, como as famosas cidades turísticas de Corumbá, Bonito e Bodoquena.

2-Fronteiras

A área de 250 mil quilômetros quadrados do Pantanal faz fronteira com o sul do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul, leste da Bolívia e norte do Paraguai. Sendo 60% desse território pertencente ao Brasil.

Para o turismo, a região das fronteiras é um ponto importante para atividades como os cruzeiros fluviais, que atraem turistas — inclusive estrangeiros — em busca do ecoturismo.

3- Tamanho do Pantanal

O Pantanal está localizado em uma área total de 250 mil quilômetros quadrados, sendo que a maior parte está no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, e o restante dividido entre Bolívia e Paraguai. Para alcançar o tamanho gigantesco de sua extensão territorial, é necessário juntar quatro países europeus, como Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.

Dentre suas áreas mais importantes está o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. Criado em 1981, é uma grande área de preservação com 135 mil hectares, onde o turismo é limitado.

4-Atividade econômica

Por ser uma região em que se formam pastos naturais, a criação de bovinos se tornou uma importante atividade econômica para o lugar. Além da pecuária, a pesca e o turismo têm levado muitas pessoas para o Pantanal, aquecendo a economia local.

Um dos passeios mais famosos é o de chalana. Típica embarcação da região, ela tem fundo plano e grande porte, sendo muito utilizada para o transporte de pessoas nos rios pantaneiros.

5-Fauna e flora

O Pantanal é considerado a região com a maior concentração de animais por quilômetro quadrado, tendo em torno de 400 espécies de peixes, 6.656 tipos de aves, entre outros, vivendo em perfeito equilíbrio.

A sua flora também é gigantesca, com mais de 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas. Portanto, é um dos ecossistemas mais ricos do planeta e é considerado o bioma mais preservado do mundo.

6-Animais selvagens

A serpente sucuri é também conhecida na região como anaconda verde. Seu comprimento chega a atingir mais de 6 metros e ela não para de crescer. Além disso, podem chegar a 230 quilos e viver por 30 anos.

Por incrível que pareça, a sucuri não tem o hábito de comer pessoas, mas sim animais da floresta de diferentes tamanhos. Seus olhos e nariz se localizam na parte de cima da cabeça, para que ela possa ver a sua presa sem precisar mostrar seu corpo.

Depois de se alimentarem, elas passam semanas digerindo a presa ao sol. Por isso, é comum avistá-las nas beiras dos rios.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.