Com 13°C, Cuiabá registra dia mais frio de 2025

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na manhã desta terça-feira (1º), Cuiabá surpreendeu ao registrar a temperatura mais baixa do ano: 13,1°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica chegou a 11,3°C por volta das 8h da manhã.

Essa frente fria atingiu também outras cidades do estado, com mínimas próximas a 11°C e 12°C, como Jauru, Conquista D’Oeste, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Campos de Júlio, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Salto do Céu e Araputanga.

Apesar do frio momentâneo, a temperatura deve voltar a subir a partir de quinta-feira (3), de acordo com o Inmet.

O registro chama atenção porque Cuiabá é conhecida por ser uma das capitais mais quentes do Brasil. Em outubro de 2023, a cidade chegou a 44,2°C, uma das maiores temperaturas já registradas no país. Estudos mostram que, desde a década de 1940, a temperatura máxima em Cuiabá subiu cerca de 3°C.

O climatologista Rodrigo Marques, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explica que o calor intenso em Cuiabá se resulta por vários fatores, como o aquecimento global, a localização geográfica e a redução da vegetação na cidade, que contribuem para elevar as temperaturas médias da região.

Fonte: G1-MT

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *