Aposentado cria dominó pantaneiro inspirado em 42 animais
Djalma Mendes Martins, de 70 anos, jogava dominó com a neta quando teve a ideia de criar um que fosse diferente de todos que conhecia. Durante três anos, ele se dedicou à produção do jogo personalizado que resultou em seis versões, sendo uma inspirada nos animais do Pantanal.
Na época, ele comenta que a pandemia e a aposentadoria o influenciaram a investir o tempo em alguma ocupação. “Porém, devido à minha formação humanitária, tal ocupação deveria ser algo útil e proveitoso para a sociedade”, explica.
Na visão dele, o dominó deveria ser diferente do tradicional, proporcionar diversão e até ensinar as pessoas. Ele conta como pensou nas principais características do jogo.
“Jogando dominó numérico com neta veio a luz, a ideia: ‘Por que não um dominó diferente? Por que não inovar com elementos concretos tipo cidades, estados, fatos históricos, animais, elementos que contribuam na expansão e sedimentação do conhecimento?”, fala.
Após ‘idas e vindas’ e ‘erros e acertos’, Djalma conseguiu trazer todos esses elementos para cada um dos seis jogos. O dominó pantaneiro, por exemplo, traz 42 animais selecionados pela classe e identificados pela cor de cada carta, sendo os mamíferos cor amarela, aves cor azul, peixe cor verde e répteis cor vermelha.
Para completar o jogo, Djalma desenvolveu um material à parte. “É a cartilha de curiosidades que acompanha o produto e traz em textos objetivos as características e curiosidades marcantes de cada animal”, destaca.
Além do pantaneiro, ele fez outros cinco dominós com a temática geográfica, sendo eles referentes a Mato Grosso do Sul, São Paulo, Brasil, América do Sul e Europa. Cada dominó é composto por 35 elementos geográficos relacionados ao tema do Estado, País e continente.
O criador do jogo comenta que o dominó geográfico é um ótimo jogo para as crianças. “Pode ser aproveitado em diferentes idades, ou seja, desde a pré-infância onde a manipulação das peças como brinquedo tipo lego propicia adquirir conceitos de ordem, classificação e visão espacial”, afirma.
Já os preços de cada dominó variam conforme o modelo da caixa, sendo a mais simples R$ 20 e a elaborada com tampa articulada R$ 60. Os seis dominós personalizados de Djalma estão à venda na Casa do Artesão. (Campo Grande News)