Capoeirista de Nioaque fica em 3º lugar no 4º Open Pantanal
Responsável pelo Projeto Indígena “Capoeira na Comunidade Indígena, Preservando a Nossa Cultura”, o Contra-mestre de Capoeira em Nioaque, Cristino Laucídio Medina Marques Pinheiro (conhecido no esporte como “Nanico”) ficou em 3º lugar em sua categoria no 4º Open Esporte Pantanal realizado entre os dias 17 e 19 de junho em Campo Grande.
O 4º Open Esporte Pantanal foi uma feira desportiva visando promover o incentivo ao esporte, e consequentemente saúde e qualidade de vida, tanto para adultos, crianças e pessoas com deficiência física.
Além de capoeira, o campeonato contou com outras categorias: Jiu-Jitsu, Fisioculturismo, MMA, PowerLight entre outros.
Segundo Nanico, a organização do Open Pantanal fez o convite para todos os grupos (Infantil, Adolescente, e demais faixas etárias e graduações e estágios), com mais de mil atletas competindo em diversas modalidades.
Nanico atua com mais de 20 alunos, com treinos semanais no intuito de trazer a cultura africana para dentro das comunidades indígenas, promovendo a inclusão social ensinando, além de capoeira, danças tradicionais, tais como bate-pau, dança dos homens e o putu-putu.